Total de visualizações de página

BEM VINDOS AMIGOS

MISTÉRIOS INTRIGANTES

MISTÉRIOS INTRIGANTES

SEJAM MUITO BEM VINDOS BJS

SEJAM MUITO BEM VINDOS BJS

VIVENDO E APRENDENDO

sábado, 26 de março de 2011

E FALANDO EM RELATOS ORAIS ,O CORDEL ESTA NO ARRRRRRRR

Em falação e falatório pessoal vamos falar do CORDEL  uma arte popular que nos transmite informações históricas de forma oral e escrita e tão gostosa e pitoresca que nos regressa ao passado de forma lúdica e prazerosa .Pois é o CORDEL ESTA NO AR.

Literatura de cordel é um tipo de poema popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos ou outra qualidade de papel, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome originado em Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes.Apesar da linguagem singela dos versos, o cordel constitui um legado de grande riqueza.Suas raizes podem ser encontrada na cultura popular de base oral na da Europa na Idade Média, cuja matéria-prima eram ciclos de lendas celtas e provençais.Esses temas eram transmitidos de geração em geração por populares analfabetos, mas especialmente por cantadores de feiras livres o que mais tardialmente ,acabaram sendo impressos em folhetos ,,expostos para venda em cordões nas barracas dos próprios poetas.
Mesmo quando impressos , porém os folhetos se destinam a serem lidos por pessoas capazes de cantá-los em reuniõe familiares, festas ou praças,eles são inseparáveis da figura do cantador.Cuja chegada sempre provoca uma situação de festa ou divulgação das novidades atuais.
 A CHEGADA DO CORDEL AO BRASIL.,
    Essa literatura oral se difundiu no Brasil desde o início da colonização, especialmente nas regiões distantes das influências modernas dos portos.Um dos primeiros escritores da elite a se dar conta da sua importância foi EUCLIDES DA CUNHA, durante o episódio de CANUDOS.Depois dele ,as trovas populares foi intensamente estudada por folcloristas, como CÂMARA CASCUDO,chegando a ser a inspirção de MACUNAÍMA,de MARIO DE ANDRADE, ou de GRANDE SERTÃO: VEREDA,de Guimarãe Rosa.
   A literatura de cordel  instalou-se na Bahia e nos demais estados do Nordeste, onde encontrou um terreno fértil. Por volta de 1750, apareceram os primeiros poetas populares que narravam sagas em versos, visto que a maioria desse povo, sequer sabia ler e as histórias eram decoradas e recitadas nas feiras ou nas praças. Às vezes, acompanhadas por música de violas. Portanto, surgiu também no Brasil, como literatura oral, característica fundamental da cultura popular.
    De custo baixo, geralmente estes pequenos livros são vendidos pelos próprios autores. Fazem grande sucesso em estados como Pernambuco, Ceará, Alagoas, Paraíba e Bahia. Este sucesso ocorre em função do preço baixo, do tom humorístico de muitos deles e também por retratarem fatos da vida cotidiana da cidade ou da região. Os principais assuntos retratados nos livretos são: festas, política, secas, disputas, brigas, milagres, vida dos cangaceiros, atos de heroísmo, milagres, morte de personalidades etc.
    

Um dos poetas da literatura de cordel que fez mais sucesso até hoje foi Leandro Gomes de Barros (1865-1918). Acredita-se que ele tenha escrito mais de mil folhetos. Mais recentes, podemos citar os poetas José Alves Sobrinho, Homero do Rego Barros, Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva), Téo Azevedo. Zé Melancia, Zé Vicente, José Pacheco da Rosa, Gonçalo Ferreira da Silva, Chico Traíra, João de Cristo Rei e Ignácio da Catingueira.

Vários escritores nordestinos foram influenciados pela literatura de cordel. Dentre eles podemos citar: João Cabral de Melo, Ariano Suassuna, José Lins do Rego e Guimarães Rosa.  

ATRAVÉS DO ESTUDO DA HISTÓRIA PODEMOS RECUPERAR EXPERIÊNCIAS IMPORTANTES VIVIDAS POR MUITOS NO PASSADO.

    A história oral é de sumo importância para recuperar a memória de um povo que não tiveram seus acontecimentos registrados em documentos escritos.A história dos camponeses ,dos povos indígenas, dos operários, por exemplo, pode ser construida com o uso de relatos orais.Em alguns grupos familiares, os costumes, como realizações de festas, celebrações religiosas são conservados e transmitidos de geração em geração por meio de tradições orais.Em outras palavras, os depoimentos orais possibilitam que as pessoas comuns participem da construção da história , expressando suas ideias, crenças e experiências.
                                          

sexta-feira, 25 de março de 2011

FONTES E FATOS HISTÓRICOS POR QUE TANTA IMPORTÂNCIA?

    Para escrever a história das sociedades, os historiadores fazem uso de diferentes documentos denominados de fontes históricas, as quais podem ser escritas, visuais ou sonoras.As escritas são os jornais,documetários,revistas, cartas de governantes,relatórios, registros de nascimentos,diários de viagens, entre outros ex: o seu registro de nascimento, sua identidade,seus título eleitoral são fontes que irão servir para comprovar sua existência após vc não mais existir.
Fontes visuais podem ser pinturas, fotografias e monumentos; as sonoras podem ser músicas. Existem ainda objetos como brinquedos,utensílios diversos, armas, vestimentas, móveis, obras de artes que revelam aspectos sobre o modo de viver de varios povos.

Além desses tipos de fontes , os historiadores também utilizam os relatos orais, que são as narrativas de pessoas sobre os acontecimentos ocorridos em outros tempos.Os pesquisadores fazem entrevistas e, com a autorização das pessoas que forneceram as informações ,eles utilizam os dados para a escrita da história.

Fonte pesquisa:Harmonia no universo livro positivo ano 2002.

O QUE É HISTÓRIA?

   HISTÓRIA; É A CIÊNCIA QUE ESTUDA AS REALIZAÇÕES DO HOMEM E AS TRANSFORMAÇÕES AO LONGO DO TEMPO.
  TRADICIONALMENTE, COSTUMA-SE DIVIDIR A EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE EM PRÉ-HISTÓRIA E HISTÓRIA.
 OS PRIMEIROS HOMENS SURGIRAM NA TERRA HÁ APROXIMADAMENTE UM MILHÃO DE ANOS.ERAM NÔMADES ISTO É,VIVIAM SE DESLOCANDO DE UMA REGIÃO PARA OUTRA EM BUSCA DE ALIMENTOS.
  OBSERVANDO A NATUREZA, APRENDERAM A PLANTAR, DESCOBRINDO A AGRICULTURA .ESSE FATO OS LEVOU A SE TORNAREM SEDENTARIOS.COMEÇARAM ENTÃO A SURGIR AS CIVILIZAÇÕES, E OS HOMENS INVENTARAM A ESCRITA.
 A INVENÇÃO DA ESCRITA É USADA COMO REFERÊNCIA PARA SEPARAR A A PRÉ-HISTÓRIA DA HISTÓRIA.
História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização.
  A História conta com ciências que auxiliam seu estudo. Entre estas ciências auxiliares, podemos citar: Antropologia (estuda o fator humano e suas relações), Paleontologia (estudo dos fósseis), Heráldica (estudo de brasões e emblemas), Numismática (estudo das moedas e medalhas), Psicologia (estudo do comportamento humano), Arqueologia (estudo da cultura material de povos antigos), Paleografia (estudo das escritas antigas) entre outras.



Periodização da História

Para facilitar o estudo da História ela foi dividida em períodos:
-
Pré-História: antes do surgimento da escrita, ou seja, até 4.000 a.C.
- Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C até 476 (invasão do
Império Romano)
-
Idade Média (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos).
- Idade Moderna: de 1453 a 1789 (
Revolução Francesa).
- Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.

 
Outras informações:
- O grego
Heródoto, que viveu no século V a.C é considerado o “pai da História” e primeiro historiador, pois foi o pioneiro na investigação do passado para obter o conhecido histórico.

- A historiografia é o estudo do registro da História.

- O historiador é o profissional, com bacharelado em curso de História, que atua no estudo desta ciência, analisando e produzindo conhecimentos históricos.


segunda-feira, 21 de março de 2011

POR QUE ESTUDAR HISTÓRIA?

OLÁ!! EU ESTOU AQUI PARA TENTAR DISMISTIFICAR ESSA IDÉIA DE QUE ESTUDAR HISTÓRIA É APENAS ESTUDAR O PASSADO, POIS ESSA É A IDÉIA TEDIOSA DE MUITOS, POIS VAMOS FAZER UMA VIAJEM NO TEMPO SIM, PARA INVESTIGARMOS O PASSADO, MAIS TAMBEM CONHECENDO O NOSSO PRESENTE E TENTANDO DECIFRAR OS CÓDIGOS FUTUROS, POIS HISTÓRIA É EXATAMENTE ISSO:PASSADO, PRESENTE E FUTURO ENTRELANÇADOS, UM DESVENDANDO O OUTRO DE FORMA CURIOSA, PRAZEROZA E RESPONSÁVEL POIS NÃO PODEMOS ENGANAR A NÓS MESMO ,´POIS SE VC EXISTE VC É UM SER HISTORIADOR CONTÍNUO,  POIS VC É UM SER DOTADO DE INFORMAÇÕES CONSTANTE ESTA NO PROCESSO HISTÓRICO DIÁRIO OU SEJA VC ESTA FAZENDO PARTE DA HISTÓRIA VIVA, VC FAZ HISTÓRIA VC VOTA,TRABALHA , ESTUDA , REPRODUZ, VC ENSINA APRENDE, CRIA, CONQUISTA, C CONSOME  E TD ISSO É HISTÓRIA . MAS SE VC PASSA A NÃO EXISTIR MAIS VC PASSA A SE TORNAR UMA FONTE HISTÓRICA PARA MUITOS EM TORNO DE TD O QUE VC CONSTRUIU, CONTRIBUIU, PARTICIPOU E ATÉ DO VC DEIXOU INCOMPLETO PORQUE ALGUÉM IR´DÁ CONTINUIDADE A SUA PARCIPAÇAÕ NA HISTÓRIA SUA E DOS QUE VIVEM AO SEU REDOR, ALÉM DO QUE TD O QUE VC CONTRIBUIU , CONQUISTOU, PARTICIPOU, SERÁ IMPORTANTE PARA NOVOS DESÁFIOS FUTUROS PORQUE OS DESAFIOS VENCIDOS POR VC HJ SERVIRÁ COMO CAMINHOS ABERTOS PARA NOVOS DESAFIADORES.
  ENTÃO TD AO NOSSO REDOR PRODUZ HISTÓRIA,  VESTIMENTAS , HÁBITOS ALIMENTARES, FORMAS DE LINGUAGENS, ATIVIDADES MUSICAIS OU CORPORAIS, BRINQUEDOS, FOTOGRAFIAS, ENFIM TD FAZ HISTÓRIA PENSE NISSO ANTES DE DESVALORIZAR O ESTUDO E O ENSINO DA HISTÓRIA POIS VC  É UM AGENTE VIVO DA SUA HISTÓRIA E DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE JÁ QUE NÃO VIVEMOS DE FORMA ISOLADA MAS CERCADOS POR FONTES E FATOS HISTÓRICOS .BJS E ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM, ESPERP TER SIDO ÚTIL