Jesus Cristo jamais proferiu uma palavara contrária ao casamaento e muitos dos seus discipulos constituiram famílias, o judaismo crença da qual se originou o cristianismo, não impunha o celibato aos rabinos.Logo a igreja católica passou um longo tempo considerando aceitável a ordenação de homens casados.
Uma das primeiras tentativas fracassada de imposição de celibato aos padres foi a concílio de Nicéia, no ano 325,a reunião só conseguiu proibir o casamento depois da ordenação.Ao que tudo indica nem mesmo essa clausula foi respeitada rigorosamente, já que vários cléricos viviam com suas companheirase resistiram a nova regra.No século IV por exemplo bispos como Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa eram casados e 39 dos papas tinham esposas e filhos que chegaram asuceder seus pais.
Essa situação começou a mudar com a ascensão de vários monges a cargos de importância na hierarquia eclesiástica.
A disputa em opositores e defensores do celibato se acirrou no século X, quando o Império Carolíngio sucumbiu e a igreja passou a infrentar dificuldades para impor suas normas aos cléricos. O afastamento das questões espirituais a prática da simonia[vendas de bens sagrados e benefícios eclésiasticos] e os casos de nicolaismos[incontinência dos padres que se casam ou vivem em concubinato] se tornaram mais frequentes.Uma reforma era necessária.
Uma das primeiras tentativas fracassada de imposição de celibato aos padres foi a concílio de Nicéia, no ano 325,a reunião só conseguiu proibir o casamento depois da ordenação.Ao que tudo indica nem mesmo essa clausula foi respeitada rigorosamente, já que vários cléricos viviam com suas companheirase resistiram a nova regra.No século IV por exemplo bispos como Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa eram casados e 39 dos papas tinham esposas e filhos que chegaram asuceder seus pais.
Essa situação começou a mudar com a ascensão de vários monges a cargos de importância na hierarquia eclesiástica.
A disputa em opositores e defensores do celibato se acirrou no século X, quando o Império Carolíngio sucumbiu e a igreja passou a infrentar dificuldades para impor suas normas aos cléricos. O afastamento das questões espirituais a prática da simonia[vendas de bens sagrados e benefícios eclésiasticos] e os casos de nicolaismos[incontinência dos padres que se casam ou vivem em concubinato] se tornaram mais frequentes.Uma reforma era necessária.

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